Cuidados

Devido a centenas de pedidos que eu venho recebendo sobre a melhor maneira de preservar as antiguidades eu me sinto no dever de transmitir o meu conhecimento e experiência nesta área.

Sobre tela de pintura
telasA preservação das telas de pintura consiste em não deixa-las expostas ao sol pois o sol acaba esmaecendo as tonalidades originais que com o passar do tempo dará início ao descascamento da pintura por causa do ressecamento, as telas também não devem permanecer em locais úmidos por causa do mofo que é uma bactéria viva que segundo a localidade que se encontra a tela varia de tonalidade mais são todas elas prejudiciais.

Sobre porcelanas
porcelanasAs porcelanas nunca devem ser limpas com detergentes e menos ainda com álcool.
Principalmente aquelas que tem decoração em ouro pois provocara o desgaste em todas as partes douradas e com o passar do tempo as porcelanas de alto brilho terão uma diminuição da intensidade do mesmo e as porcelanas foscas começaram lentamente a amarelar.

Sobre metais
metaisImportantíssimo antes de qualquer limpeza de metal a pessoa saber de que metal se trata pois a limpeza varia de metal para metal.
Mais como regra geral não deve ser jamais usado palhas de aço por mais fina que seja pois provocaram diferença de brilho.
Praticamente irrecuperáveis.

 

Sobre marfim
marfimOs marfins não devem ser limpos porque a patina original deles servem como medidor de sua antiguidade.
Quanto a poeira é só remover com pincel fino.

 

 

Sobre arte sacra
marfim
O primeiro cuidado é verificar se não existe nenhum cupim ou broca pois são eles que mais danificam as madeiras principalmente o pinho e o cedro, e em segundo lugar, evitar qualquer exposição ao sol pois fatalmente levará ao descascamento das mesmas, quanto a limpeza somente um pincel fino.

 

Qualquer outras dúvidas entre em contato ou se preferir ligue:
Tels: 011 – 5666-5053 / 5666-8219